quarta-feira, 19 de abril de 2017
A EMPATIA NÃO É SIMPATIA
Todos já ouvimos falar da empatia. Em muitos casos, ela é explicada como “a capacidade de se colocar no lugar do outro”. Contudo, isto não costuma funcionar muito bem na prática. Embora seja verdade que às vezes nos colocamos no lugar do outro, na maioria dos casos o fazemos unicamente porque concordamos com a pessoa que temos a nossa frente, isto é, simpatizamos com ela.
A simpatia
Portanto, poderíamos dizer que simpatia supõe CONCORDAR e compartilhar os valores da outra pessoa. Simpatizamos com os amigos e com as pessoas com quem compartilhamos algo na vida e, por isso, pode ser fácil “colocar-se no seu lugar”.
Entretanto, não é tão fácil “se colocar no lugar” daquela pessoa com a qual não temos nada em comum. Este é, precisamente, o ponto fraco desta breve definição de empatia.
O que é a empatia?
A empatia é uma atitude comunicativa que nos permite incluir todas as interações interpessoais, independentemente de quem seja a pessoa que temos à nossa frente, de estarmos ou não de acordo com ela, de simpatizarmos ou não com ela.
(Para continuar lendo clik mais informações)
Assinar:
Postagens (Atom)